"Cada escritor tem ao menos uma grande lição digna de nota. Em língua portuguesa, podemos aprender muito sobre como elaborar bons textos se aproveitarmos a lição que a leitura dos mestres oferece".
Machado de Assis:
DEIXAR ALGO IMPLÍCITO
"Uma das muitas habilidades de Machado de Assis (1839-1908) era a sutileza com que abusava da ironia e do absurdo das situações quando parecia usar técnicas realistas de escrita.
No conto "Um homem Célebre" (Várias Histórias), o pianista Pestana sonha com..."
Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira:
USAR PALAVRAS SIGNIFICATIVAS
"Perguntado sobre que tipos de leitura nos ensinam a escrever, o poeta Glauco Mattoso assegura que a poesia ainda é a melhor maneira de conhecer as palavras.
Mattoso cita referências clássicas antigas (Homero, Catulo, Horácio...)e , principalmente, modernas (Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade).
- Drummond rompe com toda a tradição. O Bandeira fez..."
Graciliano Ramos:
CORTAR PALAVRAS EXCESSIVAS
"Na fala e na escrita, Graciliano Ramos foi um homem de poucas palavras. Literalmente. Sua contribuição inestimável à escrita brasileira está no..."
Ficou curioso? O conteúdo completo esta da Edição nº 58, Ano 5 da "Revista Língua", vale a pena dar um pulinho aqui na Biblioteca Machado de Assis e ler a esta revista que faz parte da nossa Hemeroteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário