quinta-feira, 12 de abril de 2012

PENSANDO EM ESCREVER?

Se você está querendo se aventurar no mundo das palavras, preste atenção nas "Lições dos Mestres"!


"Cada escritor tem ao menos uma grande lição digna de nota. Em língua portuguesa, podemos aprender muito sobre como elaborar bons textos se aproveitarmos a lição que a leitura dos mestres oferece".

Machado de Assis:
DEIXAR ALGO IMPLÍCITO
     "Uma das muitas habilidades de Machado de Assis (1839-1908) era a sutileza com que abusava da ironia e do absurdo das situações quando parecia usar técnicas realistas de escrita.
     No conto "Um homem Célebre" (Várias Histórias), o pianista Pestana sonha com..."

Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira:
USAR PALAVRAS SIGNIFICATIVAS
     "Perguntado sobre que tipos de leitura nos ensinam a escrever, o poeta Glauco Mattoso assegura que a poesia ainda é a melhor maneira de conhecer as palavras.
      Mattoso cita referências clássicas antigas (Homero, Catulo, Horácio...)e , principalmente, modernas (Manuel  Bandeira e Carlos Drummond de Andrade).
 - Drummond rompe com toda a tradição. O Bandeira fez..."

Graciliano Ramos:
CORTAR PALAVRAS EXCESSIVAS
     "Na fala e na escrita, Graciliano Ramos foi um homem de poucas palavras. Literalmente. Sua contribuição inestimável à escrita brasileira está no..."

Ficou curioso? O conteúdo completo esta da Edição nº 58, Ano 5 da "Revista Língua", vale a pena dar um pulinho aqui na Biblioteca Machado de Assis e ler a esta revista que faz parte da nossa Hemeroteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário