Aqui na biblioteca existem vários livros que falam sobre o Saci... que tal ficar sabendo um pouco mais no homenageado da semana!!!!
"Negrinho encantado de uma perna só que usa carapuça vermelha, adora fumar cachimbo e sabe ficar invisível. Vive a vida fazendo estripulias, apagando a luz, espantando gado, escondendo coisas da casa, fazendo a comida queimar no fogão e pregando susto nos viajantes solitários. Detesta água e, de vez em quando, se transforma num pássaro, o Matintapereira."(AZEVEDO, 1998, p.55)
"A mitologia sobre o saci fala também de uma ave, o saci-ave, a peitica, a mati-taperê ou a matinta-perera e mais um monte de nomes pelo Brasil afora. Essa ave misteriosa só anda de noite e chupa a alma dos defuntos. Dizem que pajés indígenas se transformam nessas aves; talvez venha daí a gênese do negrinho endiabrado." (GARANHUNS, 2007, p.19)
"Trata-se de um cuculídeo de longa cauda, com a parte superior do corpo de cor parda raiada de preto e parte inferior esbranquiçada. Ocorre no Sul, Centro e Norte do País." (SANTOS, 1957, P.388)
"Contudo, não é difícil apnhar o saci. Basta um rosário de capim bem manejado. Pode-se também usar im bentinho ou uma peneira emborcada. Mas o recurso mais forte é rezar o Credo. O saci dá um assobio estridente, solta uma fumaça vermelha e desaparece, para nunca mais voltar." (MIRANDA SANTOS, 1955, p.120)
Nenhum comentário:
Postar um comentário