segunda-feira, 25 de março de 2013

PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS



A palavra Páscoa, vem no hebraico "pessach" que significa passagem, e para o povo Hebreu significava o fim da escravidão que sofreram no Egito. 

A mais ou menos 1.250 a.C. aconteceu o êxodo, onde esse povo saiu do Egito e vagou por 40 anos pelo deserto em busca da Terra Prometida. Essa é na verdade o início das comemoraçãos da época da Quaresma que ainda hoje é realizada pelos Cristãos. Quarenta dias antes do domingo de Páscoa, os cristãos preparam o corpo e alma homenageando o povo que vagaram 40 anos. Muito antes dessa história, sabemos que no Hemisfério Norte, o fim do inverno e o início da primavera é marcado por grandes festas e rituais, onde se comemorava a fertilidade da terra que permitia a existência de todos. 

Existe uma lenda Persa que explicaria a escolha do ovo para ser símbolo desse período, aquele povo acreditava que a Terra havia caído de um ovo gigante, e por este motivo, os ovos se tornaram sagrados. Com os Cristãos o ovo virou o símbolo da vida que surge, da ressurreição, onde eles comemoram a Ressurreição de Cristo que sofreu na Cruz. 

Como a Igreja é o símbolo do Cristianismo, o coelho foi escolhido pela sua fertilidade e esperança de vida nova. 

E durante a semana Santa, que antecede a Páscoa, o peixe, antigo símbolo de Cristo, passou a ser o alimento predileto, junto com o pão e vinho que fizeram parte da última ceia de Cristo. 

E como ele é o astro maior das comemorações, também foi escolhido o Girassol, que está sempre voltado para o Sol, o astro-rei que o guia, é esse o desejo dos cristãos que tem em Cristo sua inspiração maior.

Relatamos aqui só um pouquinho da história que sabemos sobre a Páscoa, e alguns símbolos que foram sendo adotados durante os anos, sabemos que os ovos decorados tem contribuição de povos como os alemães e os armênios. Assim como a Colomba Pascal, um bolo no formato de pomba, que, diz a lenda que surgiu de uma tradição em Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o Rei lombardo Albuíno com a guloseima, tendo o soberano poupado a cidade de uma cruel invasão, graças ao presentinho que hoje simboliza a vinda do Espírito Santo.
Sabemos que nesta época são valorizados as cestas de Páscoa recheadas com ovos de chocolates, mas acreditamos que quanto mais estudarmos na escola, os símbolos e a história da humanidade que está por trás de cada data que comemoramos nos dias de hoje, estamos contribuindo para uma formação mais humana e qualificada de nossos alunos.


Para colorir:



Nenhum comentário:

Postar um comentário