JOSÉ LUTZENBERGER
(POA, 17/12/1926 - POA,
14/05/2002)
José Antônio Lutzenberger é o grande homenageado por São Jerônimo neste próximo 7 de setembro.
Agrônomo e um dos mais importantes ecologistas brasileiros, José Lutzenberger participou ativamente na luta pela conservação e preservação ambiental.
Previu com certa antecedência o problema de aquecimento global.
Fundou em Pantano Grande a Fundação Gaia que atua na área de educação ambiental e na promoção de tecnologias socialmente compatíveis, tais como a agricultura regenerativa (ecológica), manejo sustentável dos recursos naturais, medicina natural, produção descentralizada de energia e saneamento alternativo.
A sede leva o nome de Rincão Gaia, área de 30 hectares situada sobre a antiga jazida de basalto e se tornou exemplo de recuperação de áreas degradas. o lugar é habitado por diversas espécies silvestres, como a jaçanã, o martim-pescador, o ratão-do-banhado, a lontra, a coruja-das-torres e outras espécies animais. Além disso, lá funciona o centro de educação ambiental e de divulgação da agricultura regenerativa.
Uma de suas lutas foi a criação do Plano Diretor do Parque do Delta do Jacuí, uma das Unidades de Conservação do Governo do nosso Estado, a Área de Proteção Ambiental Delta do Jacuí localiza-se entre os municípios de Porto Alegre, Canoas, Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Triunfo e Charquedas, com uma área de 22.826,39 ha, criada em 2005 pela Lei Estadual 12.371, tendo 62% de seu território sobreposto ao do Parque Estadual Delta do Jacuí, uma zona de manejo sustentável, preserva banhados, restingas e trechos de florestas estacional decidual, além de ter um valor paisagístico e cultural.
CURIOSIDADES:
ALEXANDRE DE FREITAS, designer e ecologista, nascido em 1968 em São Jerônimo, trabalha em Porto Alegre com produção de "motion graphics" para TV e cinema. Iniciou formação técnica em agricultura e ingressou na graduação de biologia na UNISINOS. Contratado como assitentes de pesquisador em zoologia de invertebrados, publicou diversas notas científicas e em 1993 ingressou no departamento técnico da Vida Produtos e Serviços, empresa de engenharia ambiental criada pelo ecologista José Lutzenberger, de quem foi assistente até sua norte em 2002.
Em 17 de dezembro comemora-se o dia do BIOMA PAMPA, tal data foi escolhida para homenagear o ambientalista José Lutzemberger. O Bioma Pampa, além de ser um patrimônio natural é um legado cultural do povo gaúcho que está ameaçado pelas monoculturas e pela destruição do seu habitat natural. O Pampa é exclusivo da metade sul do Rio Grande do Sul, ocupando uma área de 178.243 km2, correspondendo a 2,07% do território nacional e a 63% do território gaúcho.
Fontes: www.wikpédia.com - www.fgaia.org - www.ibflorestas.org -www.seculosindigenasnobrasil.com/curriculo-alexandre-de-freitas.html - www.youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário